sábado, 6 de outubro de 2018

Bocas de Lobo e Bueiros - Não é lugar para jogar lixo!

Infelizmente, alguns funcionários que lavam os estabelecimentos comerciais e calçadas em frente,  não fazem a lição de Casa, no quesito "Educação Ambiental". Cabe aos donos desses locais o dever de orientar seus funcionários da limpeza para que façam o correto. Precisamos de uma fiscalização mais efetiva dos órgãos responsáveis para que façam primeiro uma orientação e advertência; e se acontecer novamente aplicar uma multa.

Ao invés de varrer primeiro e colocar o lixo num saco plástico, jogam água e às vezes um pouco de sabão e empurram tudo para as bocas de lobo ou bueiros.

Obs: Alguns pedestres que andam nas calçadas comendo ou bebendo algum tipo de alimento, com latinha na mão ou garrafa PET, também tem o hábito de jogar na beira da sarjeta, na própria calçada ou nos bueiros e bocas de lobo.

Esses resíduos são levados pela rede de esgoto ou para os córregos e rios; quando chegam na estação de Tratamento de Esgoto tem que passar por uma grande peneira (grade) que vai reter grande parte deles. Com isso, o Tratamento desse Esgoto fica muito mais caro pois terão que ser usados muito mais produtos químicos para limpá-lo, antes de jogá-lo novamente no meio ambiente (Rios e Córregos).

   As fotos abaixo são de bueiros de algumas ruas de Campinas-SP.





As duas fotos abaixo foram tiradas dia 14-12-2018. Várias bocas de lobo e bueiros das Ruas do Centro de Campinas-SP-Brasil, estão com lixo, levados pela correnteza das águas das chuvas ou estão lá porque pessoas jogam lixo nas ruas ou são varridos para esses locais. Todo esse material acaba indo, através das canalizações, para as estações de Tratamento de Esgoto; falta conscientização de parte da população. O tratamento dessa água de esgoto fica muito mais caro.Toneladas de lixo tem que ser tiradas, antes de tratar essa água.







Nenhum comentário: