domingo, 14 de outubro de 2018

Incêndios em Prédios - Prevenção - AVCB- Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros- Tipos de Extintores- Brigada de Incêndio e Responsabilidade do Síndico.

Prevenção: Tanto em Prédios Residenciais como em Prédios Comerciais e Públicos , a falta de Prevenção ( em equipamentos e brigadas de Incêndio), temos visto, ultimamente, alguns incêndios que seriam evitados caso as pessoas responsáveis por cada um desses lugares tivesse feito manutenção e revisão da situação elétrica e outras desses lugares.

Abaixo tem uma simples explicação de 6 classes de extintores que poderão ser usados em caso de incêndio; cada um tem sua aplicação, sendo 3 classes indicadas e obrigatórias para prédios.

É de suma importância que os moradores de cada prédio façam um curso com técnico especializado em prevenção e combate ao incêndio; o síndico deve convocá-los e contratar um firma especializada para fazer os reparos e orientar os moradores. Montar uma brigada contra incêndio.

AVCB- Sigla quer dizer: Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros.

"As fotos abaixo (tipos de extintores), foram copiadas da Internet para ilustrar o Texto; como não estão bem nítidas, peço aos leitores do BLOG se quiserem aprender mais sobre o assunto que pesquise na Internet ".

Atenção:
Se o prédio que você  mora não tem o AVCB, converse com o Síndico e Administradora do prédio para que regularize a situação.

"De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é de 05 (cinco) anos, com exceção das edificações de recepção de público, cujo AVCB possui validade de 03 (três) anos".

Classes de Extintores:


A) Água: H2O-  é indicado para incêndios em madeiras, Tecidos, Papéis, Materiais Sólidos em Geral (Telhados, Paredes).

B) Pó Químico - Indicado para incêndios de líquidos inflamáveis; tem Carbonato de Sódio (Na2CO3) na sua composição; próprio para ser usado em Gasolina, GLP, Parafina, Tintas.

C) Gás Carbônico (CO2)- indicado para incêndios em Equipamentos Elétricos.

Obs: Tem também o Extintor a Base de Espuma, usado para tecido, madeira e papel.

Outras 3 classes de Extintores são usados nas Indústrias , em Materiais Radioativos e em Cozinhas Industriais.

D) Para Metais Pirofosfóricos: Magnésio (Mg), Sódio (Na), Titânio (Ti), Lítio (Li), Zircônio (Zr). O Agente é o Cloreto de Sódio (sal NaCl). A Embalagem é Amarela e ele é portátil.

E) Classe E- Usado em Materiais Radioativos (Urânio e Césio).

K) Para Óleos e Gorduras de Cozinhas Industriais: Possui Acetato de Potássio (C2H3KO2), líquido em água (H2O). Ele é embalado em Ácido Inox Polido.



Decreto Estadual - 56819 de 10/03/2011. Prevenção.

Artigo 2º - Os objetivos deste Regulamento são:
I - proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
II - dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
III - proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
IV - dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
V - proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.

Nenhum comentário: