domingo, 28 de outubro de 2018

Correio Popular - Coluna do Leitor - Publicações Antigas-Prof. Alcínio

Resolvi Postar algumas das publicações que saíram no Jornal Correio Popular de Campinas- SP, em anos anteriores; para nossa reflexão, pois os temas abordados acabam sempre sendo atuais.


Aposentadorias-01-08-2014
Alcinio  Daher
Professor, Campinas 



Existem na Câmara dos Deputados em Brasília três projetos importantes para serem votados, mas foram engavetados pelos três presidentes da Câmara (Michel Temer, Marco Maia e agora Henrique Alves), todos da base do governo federal. Os sindicatos dos aposentados e outros deveriam fazer um movimento para forçar a Câmara Federal a votá-los. Na mídia, ou em alguns movimentos sindicais, de vez em quando, vemos pessoas pedindo a inclusão para votação dos três projetos (já aprovados no Senado): fim do Fator Previdenciário; dar a mesma porcentagem de aumento do mínimo para todos os aposentados; e o que promete devolver em 5 anos (20% ao ano) o mesmo número de salários mínimos que os aposentados recebiam quando se aposentaram. Aposentados e aqueles que vão se aposentar: enviem e-mails para os deputados federais pedindo a votação e aprovação dos projetos. 

Marte- 07-08-2013
Alcínio  Daher
Professor, Campinas



Esta é uma historia de ficção: qualquer comparação com o que está acontecendo no planeta Terra é mera coincidência! Por que Marte não tem vida como a nossa? Há milhões de anos poderia ter tido vida parecida com a que encontramos no nosso planeta? Pode  ser que lá seja encontrada água em forma de gelo, bactérias etc., mas o que será que aconteceu com os outros tipos de vida? Será que lá, perto do final, houve corrupção, desvio de dinheiro público, péssimo atendimento à saúde, educação precária, falta de moradia, políticos que antes das eleições prometeram o que não iriam cumprir.

Protesto – 26-06-2013 -Alcínio  Daher
Professor, Campinas
Esse é um momento importante para que os aposentados do Brasil também participem de maneira mais acentuada desses protestos pacíficos que estão acontecendo. Todos que contribuíram desde a década de 60, com 20, 15 ou 10 mínimos, hoje estão recebendo de 2 a 4 mínimos. Existe um projeto na Câmara Federal (…) que promete devolver, em 5 anos, o mesmo número de mínimos que o aposentado recebia quando se aposentou. Não podemos esquecer que os idosos pagam valores maiores nos convênios, gastam com remédios. Deveria ter uma lei na qual um projeto não poderia passar de 6 meses para ser votado.


Olhares-27-05-2013
Alcínio Daher
Professor,
 Campinas

Olhar para a frente e para os lados, mas não esquecer o passado. Não esquecer o pouco que faz a maioria dos políticos e enxergar o pouco que fazem. Olhar para o abandono em que se encontra a saúde pública (...). Olhar a fortuna que estamos aplicando em campos de futebol (...).Olhar com mais carinho para a educação, para os idosos e necessitados de atenção especial. As grandes empresas deveriam investir mais na educação, saúde e moradia (...). As famílias deveriam se preocupar mais com a educação e formação dos seus filhos e não fazer trocas, prometendo celulares, tablets, notebook ou outro presente se for  bem na escola. Olhar para a frente, tanto no trânsito como nas calçadas.
Lei Seca - 01-02-2013
Alcinio  Daher
Professor, Campinas
A Lei Seca foi mudada para melhor. Só que o trabalho de conscientização tem que começar na família, com apoio das escolas e da mídia. Não há condições de se colocar policiamento em todos os bares e festas. Todos  os dias vemos barbaridades no trânsito provocadas tanto por motoristas alcoolizados como por motoristas fazendo uso do celular. Acredito que tanto pelo consumo de bebidas alcoólicas como pelo uso do celular, se não houver um grande movimento coletivo, continuaremos a ver famílias destruídas.

Profecias-18-01-2013
Alcínio  Daher
Professor, Campinas

Apocalipse significa “Revelação”. Quando alguns profetas fizeram suas profecias, era para mostrar aos seres humanos que com mudanças de comportamento, como ética, honestidade, respeito, amor, responsabilidade, união poderíamos ter um mundo melhor. Mas a mídia mostra o que está acontecendo em várias partes do mundo: guerras,  corrupção, desvio de verbas públicas, falta de assistência médica e de saneamento básico, epidemias. Se todos condenados pela Justiça, em vários países, devolvessem as verbas desviadas, daria para construir hospitais bem aparelhados, contratar equipes médicas, para não vermos mais tanta gente em seus corredores esperando um atendimento que muitas vezes não chega a tempo.


Verão-05-01-2013
Alcínio  Daher
Professor, Campinas
Todo Verão são as mesmas notícias: enchentes na região Sudeste e seca no Nordeste. Existe solução no Sudeste? Sim, os especialistas pedem a construção de moradias e retirada dos moradores dos locais de risco, com o reflorestamento das áreas desmatadas e recuperação das matas ciliares. (...)
Seca no Nordeste: se construímos mais de 6 mil quilômetros de tubulação para trazer gás da Bolívia e perdemos a Petrobrás construída lá para os andinos, por que não se trazer água dos grandes rios da Amazônia para o Nordeste, ao invés de se fazer a transposição do Rio São Francisco (obras abandonadas mostradas na TV) que, segundo especialistas poderá provocar no futuro a morte do velho Chico? (…)


Arena  multiuso- 26-12-2012
Alcinio  Daher
Professor, Campinas
Seria muito importante a construção de uma arena multiuso para os dois clubes de Campinas utilizarem, mas o local apropriado, creio eu, seria perto do Aeroporto de Viracopos, na Rodovia Santos Dumont, perto da Rodovia dos Bandeirantes. Por que isso? Além de facilitar a locomoção dos times de Campinas e dos que vem jogar aqui, facilitaria também o trabalho da Polícia Militar na prevenção. Os dois estádios, nos lugares que estão, muito populosos, sem estacionamento, com trânsito intenso, não têm condições de receber grandes jogos. Além da arena, estacionamento  fechado, poderiam ser construídos dois centros de treinamento e a parte de baixo das arquibancadas poderia ser utilizada como escola ou creche pelos moradores dos bairros próximos. (...)

Celular – 20-12-2013

Alcínio Daher

Professor, Campinas


O uso de tecnologia de última geração é muito importante para nos comunicarmos, só que o uso indevido do celular, tanto pelos motoristas como pelos pedestres, vem causando inúmeros acidentes. Se ficarmos parados em uma esquina de uma avenida movimentada, poderemos notar motoristas dirigindo e falando ao celular, e pedestres com fone de ouvido e falando ao celular (tanto nas calçadas como ao atravessar as ruas sem olhar e podendo ser atropelados). Se nos dias comuns são pegos motoristas alcoolizados, imagine agora nas festas do fim do ano. Os veículos com insulfilm muito escuro (...) impedem que se veja quem está dirigindo. Sugestão: a Emdec poderia fazer folhetos e colocar os seus agentes de trânsito para entregar e fazer um trabalho preventivo. Poderíamos evitar muitos acidentes. Os canais de TV poderiam também ajudar na prevenção, com anúncios nos horários nobres.



Nenhum comentário: