segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Boletos de Cobrança Por E.Mail, Whatsapp ou SMS

Prevenção: Tome muito cuidado ao abrir E.Mail, Whatsapp ou SMS que contém mensagens sobre boleto de cobrança; Vários meios de comunicação term comentado sobre isso e o que  pode ser feito para não cair no Golpe do Boleto Falso.


Argumentos e Falsos Comunicados que podem ser usados por criminosos:

a) Promoção no Whatsapp; oferecem produtos com desconto ou usam outros argumentos; muitos já caíram nesse golpe.

b) No E.mail; Seu boleto chegou; imprima e pague em qualquer agência bancária; pode ser alguma coisa que você comprou e esse pessoal tem algum programa que monitora isso e envia boleto falso.

c) Alguns enviam por SMS; fornecem conta bancária para você pagar usando o código de barras.

Como não cair no GOLPE!

a) Verifique primeiro se você realmente comprou alguma coisa e está esperando o boleto para pagar. Acredito que muitos internautas já devem ter recebido cobrança por e.mail e algumas podem ser falsas; se for Coloque em SPAM.

b) Entre no site da empresa e confirme os dados que estão no boleto; Nome da empresa, CNPJ,  Valor, e data do vencimento.

c) Sempre é mais seguro emitir o boleto no próprio site da empresa, evitando pedir para enviar por SMS, E.mail ou Whatsapp.

d) Analise o código de Barras; o valor do boleto em R$ tem que ser igual aos últimos nº do código de barra, na parte de cima do boleto. Ex; 515,00- esses 5 nº tem que estar no final do nº de código de barras= 51500 (sem vírgula). Os 3 primeiros números do código de Barras representam o nº do banco.Ex: Itáu-341, Cx. Federal 104, Bradesco 237.

e) Analise o código de Barras; muitas vezes o leitor do cx. eletrônico não lê e o computador pergunta se você quer digitar manualmente o código. Pode acontecer problemas na leitura de um boleto verdadeiro (borrado, meio apagado); mas pode ser que os nº do boleto sejam diferentes do código de barra; ao digitar os números do código pode acontecer que o valor vá para a conta do criminoso.

"Prevenir é melhor que Remediar"


Nenhum comentário: